domingo, 25 de julho de 2010

TEATRO EVANGÉLICO:O DIRETOR(PARTE 2)

 O encenador, director teatral ou diretor de teatro é o responsável por supervisionar e dirigir a montagem de uma peça de teatro, trabalhando directamente a representação, decidindo a melhor forma de conjugar os diversos esforços da equipa de trabalho em todos os aspectos da produção. A sua função é assegurar a qualidade e integridade do produto teatral (a peça). Contactando os membros chave da equipa de trabalho, coordena o andamento das pesquisas necessárias, a cenografia, o guarda-roupa, os adereços, desenho de luzes, sonoplastia, etc.


O encenador pode ainda trabalhar com o dramaturgo em obras cuja concepção é paralela à produção (work in progress). No teatro contemporâneo, é costume considerar o encenador como o principal autor da peça enquanto obra teatral (não retirando, a importância do dramaturgo, que é considerado um autor à parte - o texto é uma obra independente).
É o encenador que concebe a obra e toma as decisões necessárias para a sua concretização. Existem encenadores mais ou menos interventivos, democráticos ou autoritários, dependendo da filosofia própria da companhia teatral em questão.
A representação teatral será o resultado do trabalho de muitos profissionais: do dramaturgo, dos atores maiores e menores, do diretor de palco, do pintor do cenário, do maestro da orquestra, e de outros de cujo talento e competência a arte da dramaturgia depende para atingir seu objetivo. E como este é o de levar uma mensagem em um trabalho artístico unificado, para que seja de fato Teatro necessita da presença e do interesse dos espectadores. No grande Teatro, uma performance de sucesso é a que consegue a harmonia perfeita entre todos esses elementos.

Cenário, iluminação e música. Em seu conjunto a construção do cenário, compreendendo tanto os painéis desenhados onde figuram janelas, quadros pendurados na parede, etc., quanto os móveis e outros objetos componentes do ambiente da cena, precisam obedecer normas estéticas que conduzam a uma visão harmoniosa, descansada e ao mesmo tempo crível para o espectador.

A iluminação é um recurso polivalente para o cenógrafo. Pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar a um círculo de luz o espaço da representação, além de muitos outros efeitos sutis.
A música tem função semelhante: enfatiza cenas, empresta-lhes maior ou menor conteúdo dramático, sublinha os sentimentos expressos pelos atores.
Os atores. A representação está, fundamentalmente, na voz e nos gestos dos atores. Cada personagem deve falar com voz distinta e clara, e suas vozes não podem ser confundidas na representação: o espectador deve distinguir inclusive pela voz cada personagem. As mínimas ações e expressões dos atores podem transmitir ao espectador significados muito intensos, desde aqueles que ele perceberá com clareza até outros que se poderá dizer que são subliminares, porque o espectador não poderia dizer ao certo o que está afetando seus sentimentos.





.                                                                                                                                       

TEATRO EVANGÉLICO(PARTE 1)

  O QUE É TEATRO?“A OBRA DRAMÁTICA É UMA AÇÃO VIVA QUE EVOLUI DO SEU INÍCIO ATÉ O FINAL SOB OS OLHOS DE UM PÚBLICO PARA CUJO AGRADO ESTÁ DESTINADA”.
“PODEMOS RETIRAR AS LUZES COLORIDAS E OS EFEITOS MECÂNICOS; PODEMOS RETIRAR OS CENÁRIOS E AS ROUPAS. SÓ NÃO PODEMOS RETIRAR O ATOR, O PÚBLICO E O TEXTO. O FENÔMENO TEATRAL NÃO SE PROCESSA SEM A CONJUGAÇÃO DESSA TRÍADE”.
AMADO (A)
A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA VISÃO GERAL DO QUE VEM A SER TEATRO, E TODOS ELEMENTOS RELACIONADOS A ESTA ARTE, FAZEM DESTA APOSTILA, A FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA UM PERFEITO ENTENDIMENTO E ASSIMILAÇÃO DE TODAS AS ETAPAS RELACIONADAS AO PREPARO DE UMA APRESENTAÇÃO.(PEÇA)
NOTA IMPORTANTE: OS ELEMENTOS TEATRAIS TANTO PARA O TEATRO SECULAR COMO O EVANGÉLICO, SÃO COMUNS SÓ DIVERGINDO NO CONTEÚDO DA MENSAGEM. ALGUMAS DE NOSSAS APOSTILAS ABORDAM O TEATRO EVANGÉLICO EXPECÍFICO EM NOSSAS IGREJAS, DIRECIONANDO E ORIENTANDO O SEU GRUPO. A ARTE TEATRAL EVANGÉLICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, PASSAR A MENSAGEM SALVADORA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ATRAVÉS DA ARTE CÊNICA, SENDO UM DOS MEIOS MAIS DIRETOS DE EVANGELISMO, O QUE CHAMAMOS, “EVANGELISMO DE IMPACTO”.
FATORES INDISPENSÁVEIS:
 Quando se pensa que para existir o teatro são necessários: sala onde sejam abrigados espectadores, palco para desenvolver o espetáculo, cenários para a representação, roupas próprias para a cena, luzes e efeitos, máquinas especiais, etc., e se somarmos a esta lista uma enorme agenda de coisas, utensílios e apetrechos, podemos concluir apressadamente que todos estes elementos são indispensáveis a realização do fenômeno teatral. Contudo, podemos aos poucos ir reduzindo peça por peça e chegaremos à lista mínima de três elementos. Podemos retirar as luzes coloridas e os efeitos mecânicos; podemos retirar os cenários e as roupas. Só não podemos retirar o ator, o público e o texto.O fenômeno teatral não se processa sem a conjugação dessa tríade.
É preciso que um ator interprete um texto para um público, ou se quiser alterar a ordem, em função da raiz etimológica, o teatro, existe quando o público vê e ouve o ator interpretar um texto.
Uma obra dramática se não é representada, não existe; um ator, quando não representa é um ser comum. Estes dois convergem para um espectador que verdadeiramente aguarda a representação.
Não existe arte dramática sem o jogo cênico, sem a representação. A obra teatral não seria então mais que uma categoria das artes literárias cujo título, significativo, não conteria mais que uma recordação imaginária, simbólica, do teatro original.“Porque o autor quer ser representado, tem necessidade de ser representado, e o espectador — o verdadeiro espectador — necessita ver a representação”.

Seguidores