sexta-feira, 16 de julho de 2010

"O LADRÃO NA CRUZ"


"O Ladrão na Cruz"

 Em Lucas 23:32-43 é contada a história de Jesus e dois ladrões na cruz. Um destes ladrões mostrou uma atitude íntegra para com Jesus e lhe pediu uma bênção futura. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” foi a resposta que Jesus lhe deu. Este é o parágrafo mais consolador da Bíblia para muitas pessoas. Para muitos, este é o modelo da conversão. Eles concluem que o ladrão foi salvo e que tudo o que se precisa fazer para se salvar hoje é, quando estiver morrendo, clamar a Jesus por misericórdia. Neste breve artigo não estamos tentando determinar se o ladrão foi salvo ou não, ou o que significa ele estar no paraíso com Jesus. Contudo, mesmo que esta conclusão de que o ladrão foi salvo fosse correto, não significa necessariamente que as pessoas podem ser salvos da mesma maneira hoje. Por quê?
Jesus ensinou outra coisa
Um motivo que a conclusão de que os homens podem ser salvos como o homem na cruz é questionada é que Jesus ensinou claramente que, para serem aceitáveis a Deus, os homens devem fazer o que Deus manda. Leia cuidadosamente Mateus 7:21-27. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” Assim podemos seguramente dizer que a conclusão de que os homens podem ser salvos como o ladrão da cruz não esteja em harmonia com os ensinamentos de Jesus.
A Lei de Moisés ainda tinha efeito
Outro motivo que a conclusão de que os homens podem ser salvos hoje como o ladrão na cruz é questionada é que, na época deste incidente, a Lei de Moisés ainda tinha efeito. Jesus ainda não havia morrido na hora em que esta conversa com o ladrão ocorreu. O Velho Testamento foi tirado do caminho quando Cristo morreu. Observe, por favor, que o apóstolo Paulo usou a idéia de morte e a união matrimonial para mostrar como morreu o Velho Testamento: “Porventura, ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida? Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias. Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus” (Romanos 7:1-4). Efésios 2:12-16 e Colossenses 2:13-14 e outras passagens ensinam a mesma coisa. Na época em que Cristo viveu, ele podia perdoar os pecados como achasse melhor. Em Lucas 19:1-10, Jesus perdoou uma pessoa dos seus pecados. Em Mateus 9:1-8, vemos outra pessoa cujos pecados Jesus perdoou. Estes e outros Jesus podia perdoar como ele achasse melhor durante o seu ministério. Mas isso não influencia, de modo algum, a maneira em que podemos ser salvos hoje, pois tudo isso ocorreu enquanto o Velho Testamento ainda tinha efeito.
A verdade é que se pudesse comprovar que o Velho Testamento vale ainda hoje, de qualquer forma ainda não ajudaria a maioria de nós em muita coisa. A maioria que lerá este material é de descendência dos gentios e não seria inclusa nas bênçãos do Velho Testamento, pois o Velho Testamento foi dado aos judeus e somente os judeus (Deuteronômio 5:1-3). Assim, mesmo que o Velho Testamento ainda tivesse efeito hoje, a maioria dos homens não poderia ser salva como o homem na cruz.
O Novo Testamento ainda não tinha efeito
Outro motivo que a conclusão de que os homens podem ser salvos hoje como o ladrão na cruz é questionada é que o Novo Testamento ainda não tinha efeito na hora que isso ocorreu. A morte de Jesus tinha de preceder o seu testamento, para que tivesse efeito: “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados. Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador” (Hebreus 9:15-17). Assim, hoje, é impossível as pessoas serem comparáveis ao ladrão da cruz, porque ele viveu sob o Velho Testamento e os homens de hoje estão sujeitos ao Novo Testamento.

Salvos pelo evangelho
Se os homens são salvos hoje, a sua salvação tem de ser pelo evangelho (Romanos 1:16; João 8:32; Marcos 16:15,16; 1 Coríntios 15:1-3). Há muitos exemplos de conversão que ocorreram depois de Cristo morrer e o Novo Testamento se tornar efetivo. Por que não ter segurança e certeza? Em Atos 2, aprendemos que as pessoas que queriam ser salvas tinham de saber certamente que a mensagem do evangelho foi assim, e então precisavam se arrepender e ser batizadas para a remissão dos seus pecados. Em Atos 8:26-39 o homem, depois de ouvir o evangelho, acreditou e foi batizado. Em Atos 18:8 lemos, “Muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.” O evangelho salvou os romanos quando eles o obedeceram. “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6:17-18).
As pessoas, hoje, precisam ouvir o evangelho, se arrepender dos seus pecados, confessar a sua fé em Cristo como o Filho de Deus, e ser batizadas para a remissão dos pecados. É um erro basear a esperança num incidente que ocorreu enquanto o Velho Testamento ainda regrava os judeus e enquanto os gentios eram estrangeiros da região de Israel e sem esperança e sem Deus neste mundo.
–por Curtis E. Flatt

"A CONVERSÃO DO CARCEREIRO"


"A Conversão do Carcereiro"

Há duas coisas que devemos ver na história da conversão do carcereiro (Atos 16:16-40). Primeiro, precisamos ver o método de Deus e, depois, precisamos ver a salvação de Deus.
O método de Deus para alcançar uma alma perdida deve nos maravilhar. Paulo e Silas estavam em viagem para pregar o evangelho no coração do mundo romano. De Trôade eles tiveram uma visão de um homem da Macedônia, chamando-os para virem auxiliá-los. Na sua chegada a Filipos, a principal cidade da Macedônia, eles encontraram somente um grupo de mulheres reunidas para orar. Não havia sinagoga de judeus, e até onde percebemos, nenhum homem era temente a Deus. De fato, não foi senão enquanto Paulo e Silas foram espancados com varas e metidos na prisão, que os próprios homens que os mantinham cruelmente presos em troncos e correntes se converteram ao Senhor.
Há duas coisas que devemos ver no método de Deus:
Deus repetidamente abriu a porta do evangelho para as pessoas mais improváveis. Muito freqüentemente estamos esperando que os "justos" sejam salvos, quando é o pecador que necessita mais do médico. Paulo e Silas estavam cumprindo a ordem de Jesus para pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Fosse o César em Roma, um rabi judeu, ou um carcereiro em Filipos, todos eles mereciam ouvir o evangelho da salvação. Quantos de nós teria visto uma tal oportunidade em circunstâncias semelhantes?
O método de Deus é visto na atitude de seus servos. Depois de serem espancados e amarrados, Paulo e Silas poderiam justamente estar resmungando contra a injustiça de sua condição. Mas, em vez disso, sua resposta foi cantar e orar. Não, eles não cantaram e oraram quietamente, mas o fizeram para que os prisioneiros estivessem ouvindo-os. Paulo mais tarde se chamaria "um prisioneiro de Jesus Cristo". Os romanos não o tinham amarrado, ele era um prisioneiro de Jesus. Somente com esta atitude o mundo será conquistado para Cristo.
Agora chegamos à salvação de Deus. Há três frases que devemos considerar:
"Senhores, que devo fazer para ser salvo?" Este é o grito de uma alma que esteve face a face com a eternidade e não gostou do que viu. É a pergunta que o Senhor gostaria que cada homem fizesse. Como nós, que somos cristãos, ansiamos para que alguém nos faça esta pergunta! Mas isso não acontecerá até que tenhamos a ousadia de Paulo e Silas. Quanto mais fizermos ser conhecido quem somos, maior será a oportunidade desta pergunta ser feita.
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo...." Precisamos destacar que este mandamento é um chamado ao compromisso. Paulo está dizendo ao carcereiro que sua salvação depende de sua completa confiança em Jesus Cristo como o Mestre de sua vida. Enquanto este passo não for dado, nada mais importa. Alguns diriam que o que Paulo exigiu do carcereiro foi uma declaração verbal de sua crença em Jesus. Quem quer que tivesse lido o livro de Atos até este ponto, saberia que isto não é verdade. Nenhuma conversão envolveu uma simples confissão de Jesus como Senhor. De fato, quando o Senhor estava na terra, demônios repetidamente confessaram-no como Filho de Deus, contudo demônios não são salvos (Tiago 2:19). E mais, lendo Atos 16:32-34, ficamos sabendo que Paulo não disse somente "Crê no Senhor Jesus". Ele continuou falando da palavra do Senhor e naquela mesma hora da noite o carcereiro e toda sua casa foram batizados. Há somente uma conclusão que pode ser tirada daquela declaração: dizer a uma pessoa que creia no Senhor e então ensinar-lhe a palavra de Deus inclui ensinar-lhe a ser batizada. Se o batismo não é uma parte importante da salvação, então por que eles foram batizados "naquela mesma hora da noite"? De fato, afinal por que foram batizados?manifestava grande alegria, por terem crido em Deus...." Agora observe isto cuidadosamente. Paulo disse ao carcereiro para crer. Paulo então ensinou-lhe a palavra do Senhor, resultando no batismo do carcereiro e de toda sua casa. Ele então, regozijou-se, tendo crido; porém não se regozijou nem considerou-se como tendo crido senão depois do seu compromisso com o Senhor e do seu batismo. Isto é exatamente o que o Senhor ensinou em Marcos 16:16 quando disse: "Quem crer e for batizado será salvo". Somente um falso mestre poderia pegar este texto e declarar que uma pessoa somente precisa declarar sua crença em Jesus para ser salvo.

A igreja filipense iniciou-se com uma mulher e sua casa e um carcereiro e sua casa. Examine novamente o método de Deus. Não deveremos pensar que isto seja um grande início. Mas daquelas duas famílias veio uma igreja que defenderia a verdade e liberalmente sustentaria a pregação do evangelho através de todo o mundo romano.
­por Berry Kercheville

"A NECESSIDADE DO BATISMO NAS ÁGUAS"

"A Necessidade do Batismo nas Aguas"

O papel do batismo nas águas na salvação das pessoas é bem fácil de entender. O apóstolo Pedro mandou que seus ouvintes no Dia de Pentecostes fossem “batizados em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados” (Atos 2:38). Como o batismo é “para a remissão dos pecados”, é absolutamente necessário para a salvação.
Alguns argumentariam, no entanto, que o batismo de Atos 2:38 na verdade é o batismo com o Espírito Santo, não o batismo nas águas. Há diversas dificuldades associadas com este ponto de vista.
Jesus prometeu aos seus apóstolos que ele lhes mandaria o Espírito Santo, também descrito como “o Consolador” e “o Espírito da verdade”, depois de subir ao céu. Após sua ressurreição, Jesus ordenou que os apóstolos ficassem em Jerusalém para aguardarem esta promessa (Atos 1:4-5). Eles seriam batizados com o Espírito Santo, batismo que aconteceu no Dia de Pentecostes, que pôde ser visto quando falaram em línguas (2:1-4). O batismo com o Espírito Santo não foi administrado por homens, ou seja, nenhum homem batizou outro com o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo foi prometido, não ordenado. Veio “direto do céu”.
Em Atos 2:38, no entanto, Pedro não falou para seus ouvintes “esperarem” pelo batismo; o batismo de Atos 2:38 foi ordenado. Por que Pedro ordenaria que fossem batizados se o batismo de Atos 2:38 fosse o batismo com o Espírito Santo? Certamente seus ouvintes não controlavam o Espírito Santo. Do que adiantaria os apóstolos ordenarem que fossem batizados? O batismo de Atos 2:38 é um que eles podiam buscar e receber em obediência, em vez de um dado a eles de acordo com a vontade do Espírito Santo.
A natureza do batismo com o Espírito Santo foi novamente ilustrada em Atos 10 quando o Espírito Santo desceu sobre Cornélio e sua casa (versículos 44 e 47). Eles não estavam buscando este batismo; foi administrado do céu. Depois, Pedro ordenou que Cornélio e sua casa fossem batizados em nome do Senhor – o batismo da grande comissão.
No dia de Pentecostes, os apóstolos estavam cumprindo a grande comissão como fora dada a eles por Jesus. Ele disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). Foi ordenado que os apóstolos batizassem estes ouvintes, assim o batismo foi ordenado, não prometido. Faz sentido que o batismo de Atos 2:38 seria o mesmo batismo que o da grande comissão.
Alguém acredita que o batismo da grande comissão é o batismo com o Espírito Santo? No relato de Marcos, Jesus liga o batismo da grande comissão com a fé e a salvação – “Quem crer e for batizado será salvo...” (16:16). O batismo da grande comissão é colocado antes da salvação, e é uma condição para a salvação. O batismo de Atos 2:38 é ligado à salvação da mesma forma; é “para remissão dos vossos pecados”.
– por Allen Dvorak

Seguidores