sexta-feira, 16 de julho de 2010

"A NECESSIDADE DO BATISMO NAS ÁGUAS"

"A Necessidade do Batismo nas Aguas"

O papel do batismo nas águas na salvação das pessoas é bem fácil de entender. O apóstolo Pedro mandou que seus ouvintes no Dia de Pentecostes fossem “batizados em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados” (Atos 2:38). Como o batismo é “para a remissão dos pecados”, é absolutamente necessário para a salvação.
Alguns argumentariam, no entanto, que o batismo de Atos 2:38 na verdade é o batismo com o Espírito Santo, não o batismo nas águas. Há diversas dificuldades associadas com este ponto de vista.
Jesus prometeu aos seus apóstolos que ele lhes mandaria o Espírito Santo, também descrito como “o Consolador” e “o Espírito da verdade”, depois de subir ao céu. Após sua ressurreição, Jesus ordenou que os apóstolos ficassem em Jerusalém para aguardarem esta promessa (Atos 1:4-5). Eles seriam batizados com o Espírito Santo, batismo que aconteceu no Dia de Pentecostes, que pôde ser visto quando falaram em línguas (2:1-4). O batismo com o Espírito Santo não foi administrado por homens, ou seja, nenhum homem batizou outro com o batismo com o Espírito Santo. O batismo com o Espírito Santo foi prometido, não ordenado. Veio “direto do céu”.
Em Atos 2:38, no entanto, Pedro não falou para seus ouvintes “esperarem” pelo batismo; o batismo de Atos 2:38 foi ordenado. Por que Pedro ordenaria que fossem batizados se o batismo de Atos 2:38 fosse o batismo com o Espírito Santo? Certamente seus ouvintes não controlavam o Espírito Santo. Do que adiantaria os apóstolos ordenarem que fossem batizados? O batismo de Atos 2:38 é um que eles podiam buscar e receber em obediência, em vez de um dado a eles de acordo com a vontade do Espírito Santo.
A natureza do batismo com o Espírito Santo foi novamente ilustrada em Atos 10 quando o Espírito Santo desceu sobre Cornélio e sua casa (versículos 44 e 47). Eles não estavam buscando este batismo; foi administrado do céu. Depois, Pedro ordenou que Cornélio e sua casa fossem batizados em nome do Senhor – o batismo da grande comissão.
No dia de Pentecostes, os apóstolos estavam cumprindo a grande comissão como fora dada a eles por Jesus. Ele disse: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). Foi ordenado que os apóstolos batizassem estes ouvintes, assim o batismo foi ordenado, não prometido. Faz sentido que o batismo de Atos 2:38 seria o mesmo batismo que o da grande comissão.
Alguém acredita que o batismo da grande comissão é o batismo com o Espírito Santo? No relato de Marcos, Jesus liga o batismo da grande comissão com a fé e a salvação – “Quem crer e for batizado será salvo...” (16:16). O batismo da grande comissão é colocado antes da salvação, e é uma condição para a salvação. O batismo de Atos 2:38 é ligado à salvação da mesma forma; é “para remissão dos vossos pecados”.
– por Allen Dvorak

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores