sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

SUPERDOTADO

Aspectos Próprios dos Superdotados


Uma implicação direta da própria superdotação intelectual é a de que os superdotados, por definição, interagem com o mundo de um modo significativamente diferente do modo como o fazem as demais pessoas. Em outras palavras, seus pontos de vista, modos de agir e reações aos acontecimentos apresentam peculiaridades que podem ser previstas, observadas e identificadas.



Hipersensibilidade



Segundo Rosenberg (1973), uma das principais conseqüências de uma inteligência supercapaz na personalidade seria uma maior sensibilidade ao mundo exterior, pois, o superdotado consegue perceber mais do meio-ambiente do que a maioria das pessoas. Assim sendo, este tipo de pessoa tende a ser visto como exagerado ou excessivamente sensível. Diz ele que o superdotado é mais receptivo aos estados emocionais, à alegria e à dor, tantos seus como alheios, e mais afetado por carências, injustiças e frustrações. Suas dúvidas e convicções são mais intensamente experienciadas, adquirindo, para ele, valor de metas vitais.



Inconformismo



Scheier (1965), citado em Novaes (1979), escrevem que o superdotado possui inteligência, imaginação, audácia e uma certa auto-suficiência interior, traços que entram em oposição às atitudes mais usuais de dependência ou imitação.



Torrance (1969) observa que o superdotado tende a apresentar o problema fundamental de enfrentar as conseqüências da sua divergência para com a maioria, traço esse que leva a dificuldades diversas relacionadas a como lidar com as pressões sociais de se ser diferente, ainda que tal diferença se dê no contexto de uma habilidade maior. O problema fundamental do indivíduo criativo consiste em aprender a enfrentar a desconformidade que resulta da sua divergência. Isto leva a dificuldades diversas relacionadas a como lidar com as pressões sociais sendo-se uma pessoa fortemente original e quase que compulsivamente inovadora.



Stein (1975) afirma que um dos componentes fundamentais do ato criativo é a independência e, por este motivo, o indivíduo excepcionalmente criativo apresenta forte senso de liberdade para com os seus atos; ele não admite relações de dependência para com os outros.



Comportamentos Típicos
Observações de Educadores




Ogilvie (1973) num estudo com 370 educadores ingleses, conseguiu compilar um conjunto de traços de comportamento e personalidade que certamente englobam, senão todos, ao menos boa parte dos traços que caracterizam o tipo superdotado, sendo suas conclusões repetidas por diversos pesquisadores posteriores.



Traços Típicos de Criança e Adolescentes Superdotados Segundo 370 Educadores Ingleses Segundo Ogilvie (1973)

1) Demonstra iniciativa extraordinária: obstinação.



2) Intensa curiosidade, por vezes apenas em uma direção.



3) Sonha acordado quando entediado: possívelmente é do tipo que costuma executar atividades vãs ou inúteis e não se incomoda com tarefas mundanas.

4) Comportamento divergente ou mesmo deliquente: espírito independente.

5) Formas de expressão altamente imaginativas.

6) Exasperação em face a restrições impostas.

7) Desdenho por adultos com menos capacidade: temperamento insolente e arrogante.
8) Responsabilidade e confiabilidade acima da média.
9) Capacidade de racionalizar acerca da falta de desempenho ou realizações.
10) Senso de humor altamente desenvolvido.
11) Conversa vivaz e estimulante: não é bom em sempre anotar tudo por escrito.
12) Capacidade de ser absorvido pelo trabalho durante horas.
13) Indícios de habilidade musical.
14) Excepcional velocidade de pensamento.
15) Excepcional profundidade de pensamento, a qual se manifesta inter alia na sua capacidade de:




a) organizar coisas;

b) fazer uso de muitas palavras diferentes para expressar nuances de significados;

c) efetuar e compreender análises;

d) dar atenção a detalhes relevantes.



16) Não encontra necessidade para trabalhar na abordagem prática; pula logo para o abstrato.



17) Acha necessário ouvir apenas uma pequena parte da explanação; retrair-se-á se compelido a ouvir mais.



18) Seus interesses por vezes podem parecer exageradamente precoces ou não saudáveis.



19) Pode ser difícil e cansativo responder a suas perguntas: faz muitas perguntas dos tipos "poderia" e "talvez".



20) Atitude mandona ou altiva - formas de defesa por sentir-se inferior em (digamos) jogos esportivos ou trabalhos manuais.



21) Medo do fracasso - detesta se perceber como estando errado ou inadequado.



22) Dissatisfação com seus própios esforços e desdenho pela aprovação de trabalho de padrão o qual eles mesmos percebem ser ordinário.

23) Perfeccionismo; velocidade mental mais rápida do que as capacidades físicas permitem agir.

24) Impaciência (por vezes difícil de controlar), intolerância, perniciosidade.

25) Menos conformismo (nem sempre se dá bem); optará por sair fora.

26) Relações tensas com outras crianças, por vezes.
27) Sensibilidade e comportamento altamente engajado.




28) Grande percepção de interjeições verbais cômicas com palavras de duplo sentido.



29) Preferência generalizada por dividir suas idéias com crianças mais velhas.



30) Tendência a dirigir os outros em brincadeiras e grupos de trabalho.
31) Espírito alerta; frequentemente é observador demais (a ponto de deixar pouco à vontade).
32) Boa memória, frequentemente, mas nem sempre para "fatos" e sim para o modo como as coisas funcionam ou como estão relacionadas entre si; geralmente esquece-se de assuntos "menores".
33) Hábil em colecionar ("besteiras" ou lixo às vezes).
34) Humildade quanto ao seu desempenho; não está necessáriamente ansioso por brilhar.
35) Inclinação, por vezes, a ser egocêntrico ou agressivo; busca atenção.
36) Falta de entusiasmo para atividades ou brincadeiras em grupo.
37) Parece não precisar de grande quantidade de sono.
38) Alto desempenho em determinada(s) área(s).
Características dos Indivíduos Criativos

Seguidores