terça-feira, 13 de julho de 2010

O ARREBATAMENTO DA IGREJA DO SENHOR JESUS

Arrebatamento


Por Alexandre Lopes e editado por JOSIMARIO RICHRLLI

Retirada brusca e sobrenatural da Igreja deste mundo para que se una eternamente ao Senhor JESUS.

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

1Ts 4.16,17 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”

O termo “arrebatamento” deriva da palavra raptus em latim, que significa “arrebatado rapidamente e com força”. O termo latino raptus equivale a harpazo em grego, traduzido por “arrebatado” em 4.17. Esse evento, descrito aqui e em 1Co 15, refere-se à ocasião em que a igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com Ele nos ares. O arrebatamento abrange apenas os salvos em CRISTO.

1) Instantes antes do arrebatamento, ao descer CRISTO do céu para buscar a sua igreja, ocorrerá a ressurreição dos “que morreram em CRISTO” (4.16). Não se trata da mesma ressurreição referida em Ap 20.4, a qual somente ocorrerá depois de CRISTO voltar à terra, julgar os ímpios e prender Satanás (Ap 19.11-20.3). A ressurreição de Ap 20.4 tem a ver com os mártires da tribulação e possivelmente com os santos do AT (ver Ap 20.6).


(2) Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em CRISTO, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1Co 15.52).

3) Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (4.17) para encontrar-se com CRISTO nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.


(4) Estarão literalmente unidos com CRISTO (4.16,17), levados à casa do Pai, no céu (ver Jo 14.2,3), e reunidos aos queridos que tinham morrido (4.13-18).

(5) Estarão livres de todas as aflições (2Co 5.2,4; Fp 3.21), de toda perseguição e opressão (ver Ap 3.10), de todo domínio do pecado e da morte (1Co 15.51-56); o arrebatamento os livra da “ira futura” (ver 1.10; 5.9), ou seja: da grande tribulação.

(6) A esperança de que nosso Salvador logo voltará para nos tirar do mundo, a fim de estarmos “sempre com o Senhor” (4.17), é a bem-aventurada esperança de todos os redimidos (Tt 2.13). É fonte principal de consolo para os crentes que sofrem (4.17,18; 5.10).

(7) Paulo emprega o pronome “nós” em 4.17 por saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos tessalonicenses essa mesma esperança. A Bíblia insiste que anelemos e esperemos contínua e confiadamente a volta do nosso Senhor (cf. Rm 13.11; 1Co 15.51,52; Ap 22.12,20).


(8) Quem está na igreja mas não abandona o pecado e o mal, sendo assim infiel a CRISTO, será deixado aqui, no arrebatamento (ver Mt 25.1; Lc 12.45). Os tais ficarão neste mundo e farão parte da igreja apóstata (ver Ap 17.1), sujeitos à ira de DEUS.

(9) Depois do arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios (5.2-10; ver 5.2 ). Seguir-se-á a segunda fase da vinda de CRISTO, quando, então, Ele virá para julgar os ímpios e reinar sobre a terra (ver Mt 24.42,44).

Vem O Fim, O Fim Vem - Estarás Tu Vigiando, Quando JESUS Vier?


“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã” (Mc 13.35).

SE À TARDE, SE À MEIA-NOITE, SE AO CANTAR O GALO, SE PELA MANHÃ. CRISTO afirma que a sua volta para buscar os seus santos pode ocorrer em quatro ocasiões possíveis. Isso mostra que sua volta para os salvos pode se dar a qualquer momento. A ênfase aqui está na ocasião repentina e secreta da primeira fase da vinda de CRISTO, i.e., o arrebatamento dos fiéis, que os tirará da terra. Sua vinda será inesperada e iminente. Por isso, todos os salvos devem sempre vigiar e ser fiéis (ver Mt 24.42; 24.44; Lc 12.35,36, 38-40, 46; 21.34-36)

“Cristão, acorda, Sua vinda é certa: Breve JESUS voltará! Para recebê-Lo estás bem alerta? Breve JESUS voltará” (Harpa Cristã 401).

MATEUS 24.36-51; MARCOS 13.33-37 MATEUS 24.36-51 = 36 Porém, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente o Pai. 37 Como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39 e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos - assim será também a vinda do Filho do homem. 40 Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro. 41 Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada a outra. 42 Portanto vigiai, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. 43 Mas considerai isto: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que sua casa fosse arrombada. 44 Por isso estai vós também apercebidos, porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis. 45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente a quem o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. 48 Porém, se aquele servo for mau e disser consigo: O meu senhor tarde virá, 49 e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, 50 virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, 51 e castigá-lo-á, e lhe dará a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.


24.36 MAS UNICAMENTE MEU PAI. O versículo 36 afirma que o Filho não sabe o tempo da sua volta. Esta expressão refere-se apenas ao tempo em que CRISTO esteve na terra. Certamente, quando JESUS reassumiu a sua glória anterior (Jo 17.5), passou a conhecer a data da sua futura volta. Os santos da tribulação poderão saber o tempo da sua volta, observando os sinais dessa tribulação que CRISTO descreveu.


24.37 A VINDA DO FILHO DO HOMEM. As declarações de JESUS sobre a vinda do Filho do Homem revelam que ela abrange dois aspectos. A vinda do Filho do Homem refere-se, tanto à primeira fase da sua volta, numa data desconhecida, antes da tribulação (ver Ap 3.10), para buscar os santos da igreja, i.e., o arrebatamento (ver v. 42; Jo 14.3; 1 Ts 4.14), como também à segunda fase da sua vinda, que ocorrerá depois da tribulação, para julgar os ímpios e recolher os justos no seu reino (Ap 19.11 20.4). Que CRISTO se referiu a dois eventos, i.e., tanto à sua volta imprevisível (vv. 42,44), como também à sua volta previsível (vv. 29,30), vê-se pelo fato que Ele cita três diferentes categorias de pessoas nos versículos 37-44, ilustrando os dias de Noé . As três categorias de pessoas e seu relacionamento com a vinda de CRISTO são:

(1) As vítimas do dilúvio nos dias de Noé, representando os descrentes da tribulação. Não sabem a ocasião da volta de CRISTO e estão despreparados. Serão destruídos no tempo do fim (vv. 38,39,43; cf. Lc 17.26-29). Trata-se de uma referência à segunda fase da sua volta depois da tribulação.

(2) Noé, representando os crentes da tribulação. Por causa dos sinais do tempo do fim, os santos da tribulação sabem, quase exatamente, o momento da volta do Senhor, e estarão preparados e serão salvos. A ocasião da volta de CRISTO para eles ocorre no tempo previsto (v. 27; cf. Gn 7.4). Aqui trata-se da segunda fase da volta de CRISTO, depois da tribulação. (3) Os discípulos de JESUS. Eles representam os crentes dos nossos dias, i.e., os crentes da igreja, antes da tribulação, que não saberão o tempo da volta de CRISTO para levá-los ao céu (vv. 42,44; ver Jo 14.3; cf. 1 Ts 4.14). Não haverá sinais específicos precedendo a vinda do Senhor para buscá-los, pois CRISTO declara que ela ocorrerá inesperadamente (vv. 42,44). Note que JESUS assemelha os discípulos (i.e., os santos da igreja), não com Noé (i.e., os crentes da tribulação), mas com o povo do dilúvio (cf. não o perceberam v. 39 com não sabeis v. 42). Isto porque os santos da igreja, em certo sentido, assemelham-se ao povo do dilúvio. Eles não saberão o tempo da volta de CRISTO e, semelhantemente, serão surpreendidos quando Ele vier. Devem, portanto, aplicar toda a diligência a fim de estarem prontos para qualquer momento (v. 44)

24.40 SERÁ LEVADO UM, E DEIXADO O OUTRO. A declaração de CRISTO, de que será levado um, e deixado o outro , precede sua exortação aos santos da igreja (vv. 42-44). Portanto, as palavras será levado um, e deixado o outro provavelmente referem-se aos santos da igreja, tirados dentre os ímpios no arrebatamento (ver Jo 14.3), JESUS ressalta o elemento surpresa, para os crentes da igreja (ver v. 37)

24.42 PORTANTO, VIGIAI. Vigiai (gr. gregoreo) é um imperativo presente e denota uma vigília constante no tempo atual. A razão para a vigília constante, hoje, e não apenas no futuro, é que os crentes dos dias atuais não sabem quando o Senhor virá buscá-los (ver Jo 14.3). Não haverá sinais específicos de aviso para eles. Nunca devem presumir que Ele não poderá vir hoje (ver v. 44; cf. Mc 13.33-37). A volta de CRISTO para buscar a igreja pode ocorrer a qualquer dia.

24.42 NÃO SABEIS A QUE HORA. A advertência de CRISTO aos seus discípulos para estarem sempre apercebidos para a sua vinda, por não saberem quando ela se dará, cremos ser uma referência à volta de CRISTO, vindo do céu, para tirar do mundo os santos da Igreja, i.e., o arrebatamento (ver Jo 14.3 ).

(1) JESUS afirma claramente que sua vinda para levar os santos antes da tribulação será numa ocasião inesperada. Ele não somente declara que eles não sabem a hora (v. 42), mas também que Ele voltará à hora em que não pensais (v. 44). Isto indica claramente que haverá surpresa, espanto, e que os fiéis não saberão o momento certo da sua vinda. Assim sendo, para os santos da igreja, JESUS virá num momento inesperado (v. 44). Isto claramente fala de surpresa, pasmo e rapidez nesta específica fase da vinda de CRISTO. Este evento é chamado de primeira fase da segunda vinda de CRISTO.

(2) Quanto à vinda de CRISTO com poder e grande glória, para julgar o mundo depois da tribulação (v. 30; Ap 19.11-21), ela será aguardada e prevista (v. 33; Lc 21.28). O cumprimento dos eventos e sinais durante a tribulação suscitará nos santos a certeza e a expectativa da ocasião da volta de CRISTO, ao passo que os santos da igreja dos dias atuais terão surpresa por ocasião do seu arrebatamento (ver 24.44; Jo 14.3). A vinda de CRISTO depois da tribulação é comumente chamada a segunda fase da vinda de CRISTO

24.43 O LADRÃO. A vinda de CRISTO num momento desconhecido será tão inesperada quanto a chegada do ladrão que arromba a casa. Por isso, o discípulo dedicado deve estar preparado a todo momento, para a vinda do Senhor (v. 44).

24.44 À HORA EM QUE NÃO PENSEIS. CRISTO, mais uma vez, fala da sua volta para buscar os fiéis da sua igreja num momento inesperado e desconhecido.

(1) Este alerta não é para os santos da tribulação. A única maneira de harmonizar o ensino de CRISTO sobre a sua vinda inesperada (vv. 42, 44), com o outro ensino sobre a sua vinda prevista (v. 33), é considerá-la sob duas fases. A primeira fase envolve a sua volta para arrebatar da terra os salvos, antes da tribulação, num momento inesperado (ver Jo 14.3; 1 Ts 4.17, Ap 3.10). A segunda fase é a sua vinda no final dos tempos, numa ocasião esperada, i.e., depois da tribulação e dos sinais cósmicos (vv. 29,30), para destruir os ímpios e estabelecer o seu reino na terra (ver 24.42; Ap 19.11-21; 20.4). (2) Assim como a vinda de CRISTO predita no AT consistia de duas fases, i.e., sua vinda para morrer pelo pecado e sua vinda para reinar (ver Is 9.2-7; 40.3-5; cf. Is 61.1-3; Lc 4.18, 19; ver Is 9.7). (3) A advertência premente de CRISTO no sentido de sempre estarmos espiritualmente prontos para sua vinda repentina (i.e., o arrebatamento) aplica-se a todos os crentes antes da tribulação (24.15-29). É um motivo de perseverança na fé

24.48 O MEU SENHOR TARDE VIRÁ. A respeito daqueles que estão na igreja mas são infiéis ao Senhor, é impossível estarem vigilantes e preparados para a volta inesperada de CRISTO, se os tais não crêem que Ele pode vir agora.

(1) Qualquer crente professo que vive em pecado, julgando que JESUS tardará a vir, tornar-se-á como o servo mau da parábola. Ele não percebe o risco da volta do Senhor pegá-lo de surpresa (ver v. 44; Lc 12.45,46).

(2) É significativo JESUS associar a infidelidade e a hipocrisia à crença e ao desejo de que Ele demore a voltar.

Marcos 13.33-37 = 33 Estai de sobreaviso! Vigiai e orai! Não sabeis quando será o tempo. 34 É como se um homem que, partindo para longe, deixasse a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. 35 Portanto, vigiai porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã. 36 Se ele vier inesperadamente, não vos encontre dormindo. 37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!

À HORA QUE NÃO IMAGINAIS. Os servos de DEUS devem sempre estar espiritualmente preparados e vivendo em obediência (v.35), porque o Senhor virá num momento inesperado. Outros trechos ressaltando a mesma verdade: Mt 24.36, 42-44; Lc 21.34; 1 Ts 5.2-4.

“Um Aviso Necessário

Juntamente com essas primeiras prestações das bênçãos da era vindoura, os crentes podem desfrutar tempos especiais de refrigério pela presença do senhor, sempre que se arrependerem ou mudarem de atitude em relação a Ele (At 3.19). Também devemos nos lembrar de suas advertências. Muitas e muitas vezes JESUS enfatizou a importância de estarmos preparados e vivermos na iminência de sua vinda (Mt 24.42,44,50; 25.13; Lc 35,40; 21.34-36).

JESUS comparou o mundo prevalecente na ocasião de sua vinda com o mundo dos dias de Noé. A despeito dos avisos, da pregação, da construção da arca, da reunião dos animais, as pessoas estavam distraídas e despreparadas. Na realidade, não acreditavam na vinda do julgamento de DEUS. Para essas pessoas, o dia do dilúvio amanheceu como qualquer outro: planejavam suas refeições, seus momentos de lazer, suas festas, seus casamentos. Mas naquele dia o mundo, como conheciam, acabou. Da mesma forma, o mundo dos dias de hoje prosseguirá às cegas, fazendo seus próprios planos. Mas um dia JESUS repentinamente virá (Mt 24.37-39). A subtaneidade de sua vinda é realçada com maiores detalhes em Mateus 24.43-50.

Para enfatizar que sua vinda se dará num dia comum, JESUS disse: “Estando dois [homens] no campo, será levado um e deixado o outro; estando duas [mulheres] moendo no moinho, será levada uma, e deixada [a] outra”(Mt 24.40,41). Quer dizer, as pessoas estarão fazendo suas tarefas normais, do dia-a-dia, quando, repentinamente, haverá uma separação. “Levar” (gr. paralambanetai) significa “levar consigo” ou “receber”. JESUS “levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu”(Mt 26.38). Ele prometeu: “Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo” (Jo 14.3).”

HORTON, Stanley M . O Ensino Bíblico das Últimas Coisas. RJ:CPAD, 2002, p.70-1)

Seguidores