domingo, 25 de julho de 2010

TEATRO EVANGÉLICO(PARTE 1)

  O QUE É TEATRO?“A OBRA DRAMÁTICA É UMA AÇÃO VIVA QUE EVOLUI DO SEU INÍCIO ATÉ O FINAL SOB OS OLHOS DE UM PÚBLICO PARA CUJO AGRADO ESTÁ DESTINADA”.
“PODEMOS RETIRAR AS LUZES COLORIDAS E OS EFEITOS MECÂNICOS; PODEMOS RETIRAR OS CENÁRIOS E AS ROUPAS. SÓ NÃO PODEMOS RETIRAR O ATOR, O PÚBLICO E O TEXTO. O FENÔMENO TEATRAL NÃO SE PROCESSA SEM A CONJUGAÇÃO DESSA TRÍADE”.
AMADO (A)
A IMPORTÂNCIA DE SE TER UMA VISÃO GERAL DO QUE VEM A SER TEATRO, E TODOS ELEMENTOS RELACIONADOS A ESTA ARTE, FAZEM DESTA APOSTILA, A FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA UM PERFEITO ENTENDIMENTO E ASSIMILAÇÃO DE TODAS AS ETAPAS RELACIONADAS AO PREPARO DE UMA APRESENTAÇÃO.(PEÇA)
NOTA IMPORTANTE: OS ELEMENTOS TEATRAIS TANTO PARA O TEATRO SECULAR COMO O EVANGÉLICO, SÃO COMUNS SÓ DIVERGINDO NO CONTEÚDO DA MENSAGEM. ALGUMAS DE NOSSAS APOSTILAS ABORDAM O TEATRO EVANGÉLICO EXPECÍFICO EM NOSSAS IGREJAS, DIRECIONANDO E ORIENTANDO O SEU GRUPO. A ARTE TEATRAL EVANGÉLICA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL, PASSAR A MENSAGEM SALVADORA DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO ATRAVÉS DA ARTE CÊNICA, SENDO UM DOS MEIOS MAIS DIRETOS DE EVANGELISMO, O QUE CHAMAMOS, “EVANGELISMO DE IMPACTO”.
FATORES INDISPENSÁVEIS:
 Quando se pensa que para existir o teatro são necessários: sala onde sejam abrigados espectadores, palco para desenvolver o espetáculo, cenários para a representação, roupas próprias para a cena, luzes e efeitos, máquinas especiais, etc., e se somarmos a esta lista uma enorme agenda de coisas, utensílios e apetrechos, podemos concluir apressadamente que todos estes elementos são indispensáveis a realização do fenômeno teatral. Contudo, podemos aos poucos ir reduzindo peça por peça e chegaremos à lista mínima de três elementos. Podemos retirar as luzes coloridas e os efeitos mecânicos; podemos retirar os cenários e as roupas. Só não podemos retirar o ator, o público e o texto.O fenômeno teatral não se processa sem a conjugação dessa tríade.
É preciso que um ator interprete um texto para um público, ou se quiser alterar a ordem, em função da raiz etimológica, o teatro, existe quando o público vê e ouve o ator interpretar um texto.
Uma obra dramática se não é representada, não existe; um ator, quando não representa é um ser comum. Estes dois convergem para um espectador que verdadeiramente aguarda a representação.
Não existe arte dramática sem o jogo cênico, sem a representação. A obra teatral não seria então mais que uma categoria das artes literárias cujo título, significativo, não conteria mais que uma recordação imaginária, simbólica, do teatro original.“Porque o autor quer ser representado, tem necessidade de ser representado, e o espectador — o verdadeiro espectador — necessita ver a representação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores