segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A HISTÓRIA DE JOSÉ DO EGITO( FINAL)

As Quatro Túnicas de José (Gn. 49.22-26)
Introdução:
1-Quando andamos segundo os propósitos de Deus, Ele nos cobre com unções sobrenaturais. Sendo assim, José ainda muito jovem, foi agraciado com uma unção, e no decorrer da sua peregrinação ele foi agraciado com outras unções.
2- Ele recebeu quatro revestimentos, que são quatro túnicas espirituais. (A túnica era a peça mais importante do vestuário dos judeus, portanto havia grande importância ao seu uso)
3-Seu pai Jacó, já no final da sua vida, ele abençoou todos os seus filhos; porém José recebeu uma bênção especial. Jacó disse: José é um ramo frutífero.
4-Característica do ramo:
*Ele é ligado ao tronco (obediência, fidelidade, serviço, amor, sinceridade)
*Nele brotam as folhas, as flores e os frutos (produz, cresce)
*Ele ornamenta, embeleza o tronco (caule) (testemunho)
Estas são as características de um servo, para receber as quatro unções, as quatro túnicas espirituais de José.
Desenvolvimento: As quatro túnicas de José.
1-Gn.37.3- Túnica de destaque: Israel amava a José mais do que a todos os seus outros filhos, porque era filho de sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
*Vemos que José se destacou mais do que os seus irmãos (era filho obediente ao seu pai). Isto culminou em inveja dos seus irmãos, principalmente por ter ele usado os dons de ciência (sonhos), o que Deus tinha para ele.
 A inveja desceu do céu, e continua aqui na terra. Ao criar o homem a imagem e semelhança de Deus. Lúcifer muito o invejou, pois ele não foi feito com esta semelhança. Os irmãos de José retiram a sua túnica (a túnica foi retirada. Deus nos dá unção e o diabo quer tirá-la), e o vende a uma caravana dos ismaelitas que passava por ali, que por sua vez o vende a Potifar, oficial do Faraó. Aparentemente parecia que não havia esperanças para José.
2-Gn. 39.6. Túnica de confiança.
 Assim Potifar deixou tudo o que tinha nas mãos de José, de modo que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. Ora, José era formoso de porte e de semblante.
Potifar coloca toda a sua casa sob o governo de José, que recebe ali toda confiança de Potifar, mas esta confiança é retirada, quando a mulher do oficial não consegue conquistá-lo, e o incrimina, José vai para a prisão. As roupas de José ficaram nas mãos da mulher de Potifar. Pela segunda vez a túnica de José serviu para confirmar uma mentira.
3-Gn. 41-41-Túnica de autoridade.
Disse mais Faraó a José: Vê, eu te hei posto sobre toda a terra do Egito.José é convidado a interpretar o sonho de Faraó, por indicação do copeiro, aquele que teve um sonho interpretado por José. José ouviu o sonho de Faraó que dizia ter sonhado com sete espigas de milho bonitas e sete espigas feias e as feias engoliam as bonitas e outro sonho Faraó via sete vacas gordas e sete vacas magras que por sua vez também engoliam as gordas. José disse; o sonho é um só, sete vacas gordas, sete espigas bonitas, são sete anos de fartura; sete vacas magras, sete espigas feias são sete anos de fome. Então disse Faraó aos seus oficiais. Acharia um homem como este em que haja o Espírito de Deus.v.38Gn.41.41: Faraó coloca José sobre a terra do Egito, dando-lhe autoridade.
4-Gn. 41. 44-Túnica de poder
Disse ainda Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a mão ou o pé em toda terra do Egito.
Assim, os sonhos e os propósitos de Deus se cumpriram na vida de José; Faraó lhe deu todo o poder.
Conclusão: Nós somos como josé  está a nossa disposição todas as túnicas de destaque, de confiança, de autoridade e de poder. Jesus nos deu autoridade para pisar em serpentes e escorpiões. Por que ficarmos parados numa condição inferior ao mundo? Fomos colocados por cabeça e não por cauda. Qual túnica você está precisando? Estão todas a sua disposição! As túnicas da prosperidade, da alegria, da sabedoria, da autoridade, de poder, de amar, todas estão a sua disposição é só pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores