sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como pedir perdão a alguém?

 Pedir perdão a alguém não é uma atitude muito fácil, ainda mais porque quando erramos com uma pessoa, esse sentimento fica lá dentro, e perdoar as vezes um errinho pode ser fácil, o difícil é esquecer quando se pisa na bola feio.
Para pedir perdão, desculpas você deve ter uma conversa franca com essa pessoa, exponha a ela o que fez você agir assim, que motivos você teve para ter tal atitude, e mais importante diga, a ela que não irá repetir isso novamente.
A pessoa terá todo o tempo do mundo para digerir as informações, até porque quando ela decidir esquecer, será pra sempre, erro dela tocar novamente no assunto. Por isso, tenha toda a paciência do mundo, espere uma sentença final, depois decida.
Quem pratica o perdão tem mais condições de alcançar a paz e a felicidade. As pessoas não são perfeitas e se não soubermos aceitá-las com seus defeitos, não praticaremos o perdão e não aliviaremos o nosso coração do peso da mágoa. O coração de quem perdoa se torna mais leve. No Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus, 18, 21-35, quando Pedro pergunta a Jesus se devemos perdoar nosso irmão, até sete vezes, Jesus responde: “não lhe digo até sete vezes, mas até setenta e sete vezes sete.” O número sete na Bíblia significa a plenitude. Portanto, devemos perdoar infinitas vezes.
Depois que respondeu a Pedro, Jesus narrou uma parábola comparando o Reino do Céu com um rei que resolveu acertar a conta com seus empregados. Jesus contou que um servo devia uma quantia de dez mil talentos ao seu rei e não tinha condição de pagar a dívida. Era uma quantia muito grande, pois cada talento equivalia a 34 kg de ouro. O empregado pediu um prazo e implorou compaixão. O rei perdoou sua enorme dívida. Mas esse servo saiu e encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma pequena quantia e exigiu o pagamento, agarrando-o pelo pescoço. Mesmo que o companheiro de servidão lhe implorasse por compaixão, ele o entregou à prisão. O rei sabendo dos atos desse servo zangou-se, pois ele não teve a mesma compaixão com o seu companheiro. Por isso mandou entregá-lo aos torturadores, até que ele pagasse a dívida.
Não podemos comparar as ofensas que cometemos contra Deus àquelas que os outros cometem contra nós. Jesus observou que como o servo que não tinha misericórdia, o Pai não perdoará nossas faltas se não perdoarmos nosso próximo.
Sabemos que o ódio somente prejudica a pessoa que não sabe perdoar. O perdão é também a outra face do amor e o mundo seria muito melhor se todos nós soubéssemos praticar o amor e perdoássemos nosso irmão infinitas vezes.

O escritor Irlandês C. S. Lewis escrevendo certa vez sobre o perdão disse: “É fácil você falar sobre o perdão até ter alguém para perdoar”. Tenho que concordar com Lewis que o perdão é uma das realidades mais difíceis que lidaremos durante toda a nossa vida.
O pedir perdão e o perdoar são decisões que inevitavelmente teremos que tomar ao longo de nossa história, pois somos falhos e pecadores e estamos sujeitos a erros e a e ofensas uns contra os outros. As pessoas nós decepcionam e nos também decepcionamos e traímos a confiança das pessoas. Somos magoados por aqueles que amamos e confiamos, assim como muitas vezes magoamos aqueles que nos amam e confiam em nós. Por isso o perdão é uma necessidade vital e indispensável para termos uma vida em paz com Deus, conosco mesmo e com o próximo, esteja ele onde estiver, na igreja, em casa ou no trabalho.
Em diversos textos às Escrituras nos ensina que é impossível vivermos um cristianismo autentico sem o exercício do perdão. A Bíblia nos diz que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. Devemos perdoar de forma ilimitada e incondicional, pois assim foi o perdão que recebemos de Cristo, incondicional. Evidentemente, aqueles que não perdoam não podem verdadeiramente adorar a Deus nem mesmo trazer a ele sua oferta. Quem não perdoa vive aprisionado e jamais será livre e viverá sempre subjugado pela sua consciência que o acusará e o fará recordar daquilo que ele mais deseja esquecer. O perdão, portanto, não é uma opção para o crente, mas uma ordenança Bíblia a todos que desejam ter comunhão com Deus e com o seu próximo, estes devem não só recebê-lo, mas também concedê-lo.
Talvez nesse momento você esteja dizendo: Eu não posso perdoar, fui humilhado demais, fui traído, ferido, ultrajado por aqueles a quem mais amava. Quem sabe seu esposo, seus familiares mais próximos, seus pais, seu melhor amigo. E assim você procura justificar a sua magoa, o seu rancor, o seu ódio, tentando encontrar uma explicação aparentemente lógica para continuar retendo o perdão.
•Mas quando lemos as Escrituras e consideramos atentamente o que Elas dizem, perceberemos que não importa se somos o ofensor ou o ofendido, temos que humildemente, em amor e mansidão tomar a iniciativa de buscar a paz e a reconciliação com o nosso próximo. Jesus disse que se o nosso irmão tiver alguma coisa contra nós e ao cultuá-lo lembrarmos disso, devemos ir até o nosso irmão para nos reconciliarmos com ele. Jesus Cristo nos ensinou a tomar a iniciativa de buscar o perdão e a reconciliação. Não podemos ficar na retaguarda, nos enchendo de supostas razões, verdadeiras ou não, esperando que os outros tomem a iniciativa de vir reconciliar-se conosco. Devemos nós mesmos dar o primeiro passo em busca da restauração dos relacionamentos quebrados.
•Muitas vezes pensamos que o tempo pode apagar as magoas e sarar as feridas. Mas nem o tempo e nem o silêncio pode realizar uma função que é exclusiva do perdão. Há muitas pessoas que estão doentes emocionalmente e fracas espiritualmente porque não tem a humildade de liberar e receber o perdão dos seus ofensores. Seja mais íntegro e reconheça a sua culpa e tenha a nobreza de pedir perdão para aquele que você magoou.
•Tome a atitude de perdoar a pessoa que te feriu assim como Deus em Cristo te perdoou. Devemos perdoar porque fomos perdoados em Cristo e o padrão para perdoarmos está fundamentado no perdão que recebemos dEle; ou seja, o nosso perdão deve ser incondicional da mesma forma que foi o incondicional o perdão que recebemos; não devemos jamais guardar em nosso coração e em nossa memória as ofensas que sofremos, não devemos mais lançar no rosto daqueles que nos feriram a afronta que passamos e nem cobrar uma divida que já entregamos a Cristo.
Saiba que uma das coisas que mais atormenta a alma das pessoas é o ressentimento; por isso não permita mais que sua vida seja atormentada pelo rancor e pelo ódio. Tome hoje mesmo a decisão e a iniciativa de perdoar o seu cônjuge, os seus pais, os seus familiares, seus amigos que lhe traíram, seus irmãos em Cristo. Tome a decisão de liberar perdão a aqueles a quem você magoou. Se necessário for escreva um email, escreva uma carta, mande um presente com um pedido de perdão, faça uma ligação, fale pessoalmente, se preciso faça uma viagem. Mas não deixe de pedir perdão e nem de perdoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores