sábado, 9 de outubro de 2010

TEATRO EVANGÉLICO:É PRECISO TER TALENTO?

É preciso ter talento?


10% talento

90% transpiração

Perguntaram para o campeão mundial de golfe Tiger Woods:

- A que ele atribuia o fato de ter tanta sorte?

E ele respondeu:

- A que atribuir eu não sei, mas reparei que quanto mais treino, mais sorte eu tenho.


O jogador de basquete Oscar Schmidt após o término de seus treinos ficava mais 3 horas atirando bolas ao cesto.

A Fernanda Montenegro montou no Rio de Janeiro a peça "Seria cômico se não fosse trágico", acompanhado de Fernando Torres e, depois de longa temporada veio para São Paulo e um ator foi substituído por Silvio Zilber, que precisava de ensaios, já que Fernanda e Fernando não precisavam mais.

O ensaio começava às 14:00h e terminava às 20:00h, com frequência às 20:00h Fernanda dizia:

- Vamos dar uma passadinha?

E lá se iam mais duas horas de trabalho.

Viu só galera! e para o Senhor nosso Deus? como trabalhamos essa questão?

A PAZ....

TEATRO EVANGÉLICO:A CRIAÇÃO DE UM PAPEL

 A miúdo, nem mesmo o ator pode explicar como cria um papel. Por que o processo é demasiadamente complicado para que possa dar-se conta dele.

O talento não é suficiente para que o ator apareça em cena e faça um papel. Os atores novos pensam que basta ter talento e vocação para galgarem uma carreira teatral. Não bastam os impulsos, à vontade e a audácia de aparecer em público para que deles sejam transformados em atores.
Antes de tudo é necessário que o intérprete possa dominar-se, dominar os seus meios expressivos como se seu próprio corpo fosse um instrumento. Antes de um concerto um artista afina seu instrumento. Da mesma forma o corpo e a voz de um ator, necessitam desta afinação para que possam responder plenamente e prontamente aos impulsos de sua emoção.
A par de uma capacidade congênita, o ator necessita de uma técnica disciplinada, de um treinamento prolongado.
Possua ou não possua esta capacidade congênita, que chamaremos talento, continuam sendo seu instrumento de expressão o seu corpo e a sua voz. Cada ator possui uma personalidade um tipo físico, uma forma de rosto, um porte distinto. Estes são seus meios naturais que dificilmente poderão ser alterados.
"O ator, como todo artista, deve explorar suas próprias limitações e saber onde deve deter-se".
Cada ator deve dominar com seus meios naturais, am­pliar os seus recursos e desenvolvê-los. A voz e os movimentos corporais exigem treinamento.
A interpretação é uma linguagem teatral que precisa ser aprendida. Sem técnica o ator desconhecerá os recursos do ritmo, a significação do andamento, a significação da voz para obtenção de seus objetivos; não poderá reconhecer de­terminados efeitos quando chega a alcançá-los, nem preser­var os mesmos o que é mais expressivo para repeti-lo quando necessário - É pelo caminho da técnica que o ator alcança todo o espírito, variedade e profundidade de estilo. Por intermédio da técnica é que ele estabelece o delineamento firme que separa sua criação da realidade e a eleva até a arte. Sem técnica, por mais excepcionais que sejam suas qua­lidades individuais, o ator não tem uma linguagem com a qual ele possa falar. Por intermédio da técnica ele aprende a usar seu instrumento de expressão; por intermédio do trabalho técnico ele desenvolve uma disciplina intelectual que o ajuda a esclarecer suas idéias que, por sua vez, são desenvolvidas por esta pesquisa no sentido da forma técnica correta. Se o cultivo da técnica auxilia o ator a usar seu instrumento de expressão, um cultivo geral, uma cultura de pensamento, arte, e vivência, auxiliará sua idéia criadora. O conhecimento de outras artes alimenta e propicia as con­cepções que terá em sua própria arte; e as qualidades técni­cas de uma arte podem ser transferidas para outra.
Concordamos então com Hebert Read quando diz: "Para se compreender inteiramente uma arte deve-se compreender todas as artes".
Então Bujvalde conclui: "É difícil determinar em última análise onde termina a técnica e onde começa o ta­lento criador".
O entrelaçamento de ambos é total. Não existe solução de continuidade, um vazio, ou um limite entre a técnica e o talento. Porém, "se tem confiança em sua técnica, o ator pode entregar-se inteiro a sua sensibilidade".
O talento e a fantasia caminham lado a lado. A intuição é uma condição real do artista. Ninguém pode imaginar uma criação artística verdadeira sem a fantasia, sem esta capacidade de captar o inexistente misterioso e complexo que chamamos por vezes de inspiração - É esta técnica que permitirá que a inspiração passe a realização sem perda de tempo, sem solução de continuidade, sem quebra de har­monia. É esta que Grotovski pretende o "o ator como se não tivesse corpo". Neste processo de criação, o ator quase que se coloca fora de si mesmo, por assim dizer, e passa a se considerar como que um instrumento e "simulta­neamente fazer o oposto, o que vale dizer: viver o papel". O ator cria, harmoniza sua própria personalidade, inclinações e hábitos com as condições do personagem que vai interpretar.




Para Tyronne Guthrie, os melhores atores pertencem geralmente ao tipo intuitivo que ao intelectual.

COREOGRAFIAS RENASCER PRAICER 16

A Igreja Renascer tem uma obra no Ministério de Dança incrível! A chamada "Dança Apostólica" leva o nome do Senhor Jesus através da Arte com unção e excelência. Tive a oportunidade de acompanhar a gravação do DVD Ester, no Teatro Coliseu, em Santos. Uma noite especial em que pude sentir a ação de Deus sobre a vida dos bailarinos e, consequentemente, sobre Sua Igreja amada. Uma obra de amor construída pelas mãos dos pastores John Bassi e Carol Bassi.O site da Cia de Dança Renascer disponibiliza a compra de vários figurinos, inclusive, para irmãos que não congregam na Renascer. Nós adquirimos este acima: calça e bata de cetim com cinto de lantejoulas. É um conjunto bastante prático e bonito, principalmente para quem utiliza o chão nas coreografias. O conjunto sai por cerca de R$ 47,00 (fora o frete).

Para ter acesso aos figurinos acessem www.dancarenascer.com.br

Há ainda outros modelos para escolher, como esse vestido que dá um efeito legal em ministrações diárias em nossas congregações. Deus te abençoe!

COREOGRAFIAS RENASCER PRAICER 16

No Ministério de Dança nós visamos a excelência na adoração para Deus. Por isso disponibilizamos as coreografias para que você possa ensaiar em casa para que haja o maior aproveitamento nos ensaios e mais marcante se torne a apresentação:

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

LETRA DA MÚSICA:"LINDO CÉU-ADRIANA RIBEIRO

 Lindo Céu


Adriana
Composição: Ítalo Villar

Por sobre as nuvens

Existe um lindo céu

Maravilhoso céu

Morada dos Anjos

Por sobre as nuvens

Existe um trono

Cujo Rei

Está assentado

A direita de Deus

Céu, lindo céu

É o lugar

onde eu quero viver

Pra sempre

Céu, lindo Céu

É o lugar

que o meu Deus preparou

Pra mim

Céu, lindo céu

Onde com os Anjos

eu cantarei

adorando ao Senhor

ESTÁ MÚSICA É LINDA.NÃO É A TOA QUE EU VOU COLOCAR NO FINAL DA APRESENTAÇÃO DA MINHA PEÇA DE TEATRO.

Biografia da cantora catolica Adriana(historia,fotos e discografia)

 Bem Já Que Vou Colocar a Música:"Lindo Céu"  da Cantora Adriana Ribeiro decidi falar um pouco sobre o inicio da carreira musical dela. embora eu seja Evangélica gosto muito das músicas desta cantora.Adriana é uma cantora católica do Brasil , com sete anos começou a tocar e a cantar em celebrações dominicais na cidade de Cruzeiro-SP. Iniciou a carreira de cantora e intérprete em 1994 e rapidamente consagrou-se como uma das mais expressivas vozes da música católica, tanto que foi uma das convidadas para se apresentar ao papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em maio de 2007.

Seu mais recente trabalho foi a gravação do DVD em 24 de março de 2007, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo , com a presença de 2 mil pessoas. O DVD contou com participações especiais dos amigos Walmir Alencar e Padre Fábio de Melo.
A escolha do repertório foi concretizada após muitas discussões e pensamentos junto com a banda durante as viagens pelo Brasil. Resultou numa repaginação das melhores canções dos 4 trabalhos em CD e mais 2 canções inéditas. Ao todo são 14 músicas . Entre os sucessos estão Lindo Céu, Abraço de Pai e A Chave do Coração (essa última, foi gravada por Dalvimar Gallo, ex-vocalista da Anjos de Resgate, em seu CD solo). Um dos critérios essenciais para a seleção dos hits foram os pedidos musicais do público durante os shows.
Adriana já recebeu o prêmio pelo CD “Lindo Céu”, lançado em 2004, e pelo trabalho “Mais feliz”, de 2005 e segundo trabalho pela Paulinas-COMEP, entregue pelos seus pais na gravação do CD e DVD Adriana Ao Vivo. Já o DVD de ouro é o primeiro de sua carreira, aliás, também o primeiro da Gravadora.
Discografia da cantora Adriana:
1999 – Reencontro (CODIMUC)


• 2001 – Qual É a Chave? (CODIMUC)

• 2003 – Lindo Céu (Paulinas-COMEP)

• 2005 – Mais Feliz (Paulinas-COMEP)

• 2007 – Adriana Ao Vivo (CD e DVD) (Paulinas-COMEP)

• 2009 – Milagres (Paulinas-COMEP e Som Livre)

• 2009 – Jardim Secreto (Paulinas-COMEP)

COREOGRAFIAS EVANGÉLICAS

DEFINIÇÃO (gospel)

É um conjunto de gestos corporais que visam expressar o sentido da música (e não só), de forma que mesmo sem cantar ou falar, as pessoas consigam compreender o que se está exprimindo.
Obs.: O uso da Mímica
OBJETIVOS
Dinamizar a música
Aumentar a expressão musical
Complementar a música
Motivação pessoal
Louvor e Adoração
Ganhar pessoas ligadas a esta área e não só
JÚBILO E CELEBRAÇÃO
Júbilo: Alegria excessiva, contentamento expansivo. Alegria expressa com sorrisos, gritos e gestos.
Celebração: Cantar acompanhado de mais variadas formas de expressão, batendo palmas, gesticulando, pulando e dançando.
Obs.: O povo de Deus no Antigo Testamento dançava em suas festas com atitude pura diante do Senhor.

REGRAS BÁSICAS
Decência (tanto no vestuário como na própria dança, na expressão, etc.)
Coordenação (de passos, gestos, expressão, etc.)
Indumentária adequada ao estilo e ritmo da música
Espontaneidade e criatividade
Concentração
Autenticidade
Expressão corporal e facial
Sensibilidade corporal e facial
Decência“

É importante que haja decência na coreografia, tanto no vestir como na própria arte. Existem estilos que definitivamente não devem ser apresentados na igreja e em nenhum outro lugar se se tratar de cristãos, por serem formas de provocação carnal, e de proveniência maligna, ou ainda inspiração demoníaca.
A decência é importante pelo facto de que o corpo do respectivo coreógrafo é templo do Espírito Santo, outro motivo é a própria natureza de alguns gestos que levam o coreógrafo a deitar-se no chão, ajoelhar, levantar pés e mãos, saltar e outros formas de expressão corporal que devem ser prevenidas com um traje decente.
“Coordenação“
A coordenação de gestos, passos, expressão é uma das mais importantes advertências para coreografia com excepção de coreografias livres em que cada coreógrafo do grupo se dedica a fazer o que lhe apraz dentro dos limites de estilo determinado.
Basta um único componente gesticular diferente, dar passos diferentes, expressar diferente para tirar a coordenação e sincronia da coreografia. Há o caso particular de coreografias em que cada membro tem sua parte específica, fazendo deste jeito diferente dos demais; é importante não confundir.
“Espontaneidade e criatividade”
Espontaneidade e criatividade: A coreografia não se resume simplesmente naquilo que se aprende, o coreógrafo deve ser criativo e espontâneo, deve ser capaz de em qualquer coisa que ouvir, e der para coreografar, assim o fazer. Precisa deixar o seu corpo ser levado pela força da expressão e pelo prazer da alma.
“Concentração“
A concentração é outro factor de extrema importância, não obstante eu deixar-me levar pela música, preciso de muita concentração. Dance com a alma e com a consciência.
Autenticidade“

O coreógrafo deve ser autêntico. Significa que deve haver realidade e verdade naquilo que faz, ainda que o esquema não seja de sua autoria, precisa demonstrar autenticidade.
“Expressão corporal e facial”
A expressão corporal e facial é o que faz a coreografia. O coreógrafo deve ser capaz de impressionar aquele que vê, fazer chorar, rir, trazer emoção ao local, consoante ao estilo de música e tipo de coreografia. Cada palavra possui a sua expressão característica, tanto facial como corporal, deve haver estilo se necessário, agressividade (no bom sentido) se necessário, suavidade se necessário, chorar se necessário, rir se necessário, desfalecer se necessário, etc, etc.
“Sensibilidade“
Sensibilidade é o que não pode faltar numa coreografia. O coreógrafo deve ser sensível á música, ás palavras, aos próprios movimentos do corpo.
viaAdore Dançando: Conceitos sobre Coreografia Gospel.
veja também:
Pra dançar é preciso morrer!
Como agradar a Deus com a dança?
Atitudes na dança
Santificai-vos e o senhor fará maravilhas

NOVO TÍTULO DA MINHA PEÇA DE TEATRO:"EXPERIÊNCIAS NA FÉ"

  ONTEM A NOITE  DEUS FALOU COMIGO E ME DISSE QUE MUDASSE O TITULO DA MINHA PEÇA DE TEATRO DE:"EXPERIÊNCIAS" PARA:"EXPERIÊNCIAS NA FÉ".ESTOU TRABALHANDO MUITO NA MONTAGEM DA COREOGRAFIA PARA A MÚSICA:"LINDO CÉU" DA CANTORA:ADRIANA RIBEIRO QUE SERÁ APRESENTADA NO FINAL DA PEÇA DE TEATRO POR UM GRUPO DE DANÇA EVANGELICO.FIQUEM COM DEUS E ATÉ MAIS.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CIA DE TEATRO:JEOVÁ NISSI-BIBIOGRAFIA

 "Será que é possível desenvolver um ministério onde vidas sejam alcançadas e transformadas, plenamente, através de estratégias eficazes como o desenvolvimento da arte? Com acesso em todas as denominações evangélicas, outros tipos de religiões, as escolas, empresas, teatros e locais não alcançados?"

Essas foram perguntas e desejos que surgiram no inicio desse sonho e de fato há um propósito na existência do Ministério Jeová Nissi que, desde 7 de abril de 2000, tem vivido experiências inesquecíveis que marcaram a vida dos componentes da equipe e de milhares de espectadores que participaram da apresentações de espetáculos teatral, de dança e/ou de musica.
A Companhia de Teatro Jeová Nissi tem se estabelecido no Brasil como um referencial de atores e bailarinos cristãos que entendem que a arte é uma ferramenta poderosa para impactar vidas e moldar o caráter de Cristo no homem.

Trata-se de um ministério interdenominacional e todos os atores tem a benção e cobertura de seus pastores e igrejas, respectivamente.
Os resultados durante todos esses anos comprovam que é possível sim viver o significado do nome Jeová Nissi ”O Senhor e a nossa Bandeira”.
Os componentes do Ministério Jeová Nissi são jovens que, na sua maioria, outrora estavam a margem da sociedade sofrendo por exclusão social, conflitos familiares, e traumas de infância.
A partir do momento que conheceram os valores cristãos tais como justiça, amor e paz puderam enfrentar e vencer as misérias da alma e hoje testemunham as boas novas.
Todos vivem integralmente para o ministério.
A sede do Ministério Jeová Nissi­ fica em Campinas, SP e atualmente, existem três equipes de teatro, outra de dança, uma banda de musica e o suporte administrativo de secretaria, assessoria de comunicação e representante de vendas de DVD’S entre outros materiais.
"O nosso alvo são vidas restauradas para a luz dos valores do Reino de Deus. " diz Caique de Oliveira, líder do ministério.
Evangelizar as nações através da arte com uma mensagem, fundamentada na Palavra de Deus, que prioriza os princípios cristãos na família e em todas as relações humanas.
Adoração ao Senhor Jesus Cristo e missões como estilo de vida.























































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Jeová Nissi faz lançamento de DVD duplo na EXPO2010

A Casa Caiu é um DVD que possui duas peças da Cia de Artes Jeová Nissi: “Socorro! O pastor vem jantar em casa” e “Retratos”. As peças foram gravadas na cidade de Mauá (SP), em julho.

A primeira conta a história de uma família de classe média, que mora na cidade de Ibaté, interior de São Paulo. No decorrer da peça o espectador poderá, ou não, se identificar com uma das personagens ou quem sabe com a família inteira: Pai aposentado, filha que estuda no Ceará e mãe que administra a casa. Durante a visita surpresa, do pastor da cidade, máscaras cairão! Com leve pitada de humor, o espetáculo fala sobre relacionamento familiar, traição, jogatina, hipocrisia entre outros assuntos do cotidiano.
“Retratos” fala sobre família, mas com abordagem diferenciada, fazendo analogia com três histórias bíblicas: Tamar, filha do Rei Davi; Abel e Caim e o Filho Pródigo. Também com humor, algo característico da Cia, o texto fala sobre relacionamento familiar, homicídios, batalha espiritual, compaixão e amor ao próximo.
O produto é o sétimo DVD do ministério fundado há 10 anos. Os demais são: O Jardim do Inimigo, Surpresa na Tv, Jó, A Senha, O Jardim do Inimigo Infantil e o Dez-obediente.

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